A maioria dos veículos elétricos é carregada na casa do proprietário. Esta é a situação mais lógica já que é mais conveniente carregar o veículo no local onde se costuma passar mais tempo. Existem muitos tipos diferentes de moradias, mas quando se trata do modelo de carregadores e soluções para mobilidade elétrica, podemos considerar dois tipos: casas independentes e blocos de casas ou apartamentos.
As residências que possuem garagem para estacionar o veículo vão instalar um carregador de parede (Wallbox). Esses carregadores são geralmente considerados como sendo apenas mais um aparelho doméstico, portanto devem ser pequenos, cuidadosamente projetados e fáceis de usar. Se a casa tem potência limitada, também é importante ter um dispositivo que ajuste dinamicamente a potência, como o eHOME BeON, permitindo que o VE seja carregado enquanto os aparelhos estão em uso e evitando a sobrecarga.
Em condomínios de casas ou apartamentos, a situação é diferente, pois será instalado mais de um ponto de recarga, seja um carregador Wallbox ou Post. Isto significa que os síndicos e os administradores do condomínio, também precisarão de uma solução que lhes permita administrar os usuários autorizados a carregar, fazer relatórios, monitorar a operação ou emitir faturas, por exemplo.
À medida que a mobilidade elétrica ganha espaço no Brasil e os veículos elétricos se tornam mais comuns, mais funcionários os dirigem e a instalação de carregadores de VEs (Veículos Elétricos) se torna mais necessária nos locais de trabalho. A instalação de estações de recarga permitirá o aumento da satisfação dos colaboradores e a atração de novos talentos, oferecendo serviços premium a eles e aos visitantes. Além disso, incentiva o uso de veículos elétricos, contribuindo para a redução de emissões de gases poluentes na atmosfera.
Tudo isso melhora a imagem da marca, tornando sua empresa mais moderna e sustentável.
Os pontos de carregamento instalados nos locais de trabalho devem ser inteligentes e também incluir algum tipo de solução de gerenciamento de carga. Pois é muito provável que vários pontos de carregamento estejam instalados, portanto, é necessário utilizá-lo a fim de evitar apagões por sobrecarga da rede, reduzir custos de instalação e operação e aumentar a eficiência na coleta de dados. Essa solução de gerenciamento pode também gerir usuários, criando, por exemplo, diferentes perfis para funcionários e visitantes.
A instalação de estações de carregamento de VEs (Veículos Elétricos) em estacionamentos deverá ser mais comum a cada dia, pois a mobilidade elétrica está crescendo muito no Brasil e vários motoristas precisam recarregar seus veículos enquanto estão estacionados. Para as empresas de estacionamento, isso significa uma nova fonte de receita.
Um dos principais desafios neste cenário é integrar os pontos de carregamento EV ao estacionamento criando um sistema abrangente. Esta integração ajudará, por exemplo, a melhorar a gestão do tráfego dentro do estacionamento com a indicação e orientação para os carregadores e também pode detectar intrusão ou mau uso destas vagas para VE. .
Em um estacionamento também será necessário algum tipo de solução de gerenciamento e monitoramento de carga para evitar apagões por sobrecarga da rede, reduzir custos de instalação e operação, gerenciar o carregamento de forma mais eficiente e monitorar os carregadores remotamente.
A chave para a expansão da mobilidade elétrica é a criação de uma infraestrutura de carregamento eficiente, pois já se diz que muitos motoristas decidirão trocar seus carros convencionais por veículos elétricos quando encontrarem um carregador pelo menos a cada 75 quilômetros.
A instalação de pontos de carregamento em postos de combustíveis pode trazer benefícios para as empresas que os operam. Além de se adaptarem aos regulamentos que estão surgindo neste sentido, poderão cobrar esse serviço a seus clientes por kW ou tempo de consumo. Além disso, os clientes, por terem que parar por vinte ou mais minutos para recarregar seus veículos, aumentarão as receitas dos postos ao consumir em lojas, cafés ou restaurantes.
Será cada vez mais comum que as pessoas desejem recarregar seus veículos enquanto fazem compras ou outras atividades. Shoppings, cinemas, hospitais ou outros lugares em que motoristas passarão algumas horas, são lugares muito indicados para disponibilizar pontos de recarga.
Além da conveniência para o usuário que pode deixar o carro carregando enquanto faz outras coisas, a instalação de pontos de recarga também trará benefícios para os seus operadores. Por um lado, eles oferecerão serviços extras a seus clientes aumentando sua satisfação e por outro, aumentarão também seus lucros, uma vez que, ao recarregar o carro, o usuário passará mais tempo nas estabelecimentos.
Estes locais podem ser muito variadas em tamanho, tipo ou localização, razão pela qual todos os tipos de pontos de recarga podem ser instalados, sejam eles de parede, poste ou mesmo carregadores rápidos. Para isso, é necessário instalar soluções de gerenciamento e monitoramento que evitem a sobrecarga, reduzam os custos de instalação e manutenção, gerenciem a carga de forma eficiente e monitorem os carregadores remotamente.
As cidades do século XXI são desafiadas a melhorar a mobilidade urbana ao mesmo tempo em que reduzem as emissões e cortam custos, em um mundo onde cada vez mais pessoas vivem nas cidades. A eletrificação das frotas de ônibus e de caminhão é uma das formas de se conseguir isso.
Com a infraestrutura de carregamento correta, os veículos estarão sempre carregados e prontos. Esses ônibus elétricos reduzirão o consumo de energia, o ruído, o CO2 e as emissões de partículas, reduzindo os custos operacionais.
A Gaban Energy foi criada para prover soluções inteligentes e customizadas, visando o menor custo e a máxima eficiência em seus produtos.
Rua Angelo Mazer, 601 - Jardim do Engenho Sertãozinho-SP
© 2021 Gaban Energy. Todos os direitos reservados.